Primeiro Relatório de Sustentabilidade da Ancezki mostra engajamento da empresa no ESG
21 de fevereiro de 2025 - Por: admin

Empresa também divulga seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, atuando de forma pioneira no segmento moveleiro
Atenta à importância das boas práticas de ESG para uma atividade industrial que otimiza recursos, busca eficiência ambiental e entrega valor a seus consumidores, a Ancezki, empresa gaúcha com mais de 30 anos no setor moveleiro, apresenta ao mercado seus primeiros Relatório de Sustentabilidade e Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, referentes ao ano-base 2023.
No Relatório de Sustentabilidade, que analisou os eixos Ambiental, Social e de Governança, o primeiro se destacou com uma taxa de adesão de 47,2% dos requisitos estabelecidos. Para essa pontuação, houve uma alta contribuição das ações relativas à economia circular, gestão ambiental e prevenção da poluição adotadas pela Ancezki.
O eixo Social ficou com a segunda maior pontuação, alcançando 35% de adesão, com destaque para os direitos humanos, relações e práticas de trabalho, e promoção da responsabilidade social na cadeia de valor. Já o eixo de Governança ficou com uma pontuação de 34,6%, notabilizando-se pelas práticas de controle e gestão e pela governança corporativa.
O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa constatou uma emissão total de 309,96 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente), derivadas principalmente da cadeia de valor (Escopo 3), como o transporte de matéria-prima até sua unidade. A empresa destaca-se por não apresentar emissões referentes ao Escopo 2, uma vez que toda a energia elétrica consumida em suas operações provém de painéis fotovoltaicos.
A Ancezki compensou suas emissões diretas (5,72 tCO2e) por meio da aquisição de créditos de carbono, conquistando o Selo de Carbono Neutro concedido pelo Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE) da AKVO-ESG.
“Quando começamos o levantamento para os relatórios, percebemos que já estamos no caminho certo e pretendemos continuar assim. A energia que consumimos é 100% fotovoltaica, proveniente de painéis próprios, e nosso processo produtivo prioriza materiais sustentáveis, como couro de pirarucu, além do reaproveitamento de matéria-prima sempre que possível. Nossas práticas são aderentes a nove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Vale destacar que nossa parceria com o Sebrae RS foi determinante para essa jornada”, afirmam Leandro Ancewski e Ronaldo José Ancezki, sócios da Ancezki.
“Durante a elaboração do relatório de sustentabilidade, percebemos que a Ancezki está comprometida e engajada no caminho da maior eficiência energética e ações de sustentabilidade. Com uma operação enxuta, a empresa sai na frente no segmento moveleiro, que é carente de relatórios de ESG e de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, diz Jean Carlos Budke, diretor de Estratégia da FAU e AKVO-ESG, consultoria responsável pelos documentos.